A espera que diferencia a inação.

Esperar é o ato de fé mais difícil. Pelo menos parece-me assim. Há muitas coisas difíceis na vida cristã, mas parece-nos mais capazes de encarar a maioria deles se também pudermos fazer algo enquanto isso. Podemos aguardar enquanto trabalhamos, como cultivar um fazendeiro, plantar e regar enquanto esperamos na colheita. Mas às vezes devemos esperar sem trabalho. Essa é a prova mais difícil da fé. A atividade esconde nossa criatividade.

Esperando, o expõe. Esperando se intrometa em nossa ilusão de controle. Ele levanta a mão para nossos rostos confiantes e nos congela a meio da frase, meio passo. Quando a fé exige,  esperamos, nos encontramos cara a cara com a nossa impotência e incompetência.

Mas a espera não deve ser confundida com a inação. Na verdade, esperar pacientemente deve ser considerado para o trabalho sobrenatural do Espírito Santo que é. Deus o Espírito Santo produz esse fruto – muitas vezes chamado de “paciência” – em nossas vidas. Quanto mais pesado forçar a carga, mais precisamos do Espírito do Senhor para nos suportar. Quanto mais precisarmos esperar mais com frequência, devemos trazer nossos pensamentos cativos para Cristo e negar-nos o impulso de “fazer algo”. Esperar é trabalho, embora externamente você não faça nada.

“Esperar”, em tempos de impotência e incompetência, pode, então, ser definido como uma habilidade sobrenatural de esperar em Deus para entregar o que a ação humana não pode. Esperar é a aparência da perseverança quando nossas idéias estão esgotadas e nossas mãos estão vazias.

Na Sua bondade, o Pai nos encoraja a esperar deste modo dependente do Espírito:

  • “Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam pelo  Senhor  herdarão a terra” ( Salmo 37: 9 ).
  • “Portanto, o  SENHOR  espera ser misericordioso com você, e, portanto, ele se exalta para mostrar-lhe misericórdia. Porque o  Senhor  é um Deus de justiça; abençoados são todos aqueles que o esperam. “( Isaías 30:18 )
  • “Do velho, ninguém ouviu ou percebeu a orelha, nenhum olho viu um Deus além de você, que age para aqueles que o esperam” ( Isaías 64: 4 ).
  • “O  Senhor  é bom para aqueles que o esperam, para a alma que o procura” ( Lam 3:25 ).
  • “Cristo, tendo sido oferecido uma vez para suportar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez, não para lidar com o pecado, mas para salvar aqueles que o aguardam ansiosamente” ( Heb. 9:28 ).

Considere as promessas nesta amostra de textos que chamam o povo de Deus para esperá-lo. Devemos herdar a terra. Devemos ser abençoados. Deus irá agir por nós. Deus será bom para nós. Deus nos salvará. Das libertações temporais à libertação eterna, Deus age em nome daqueles que o esperam. No entanto, uma coisa não acontecerá com aqueles que esperam no Senhor: não nos envergonhamos. A esperança no Senhor não decepciona ( Salmo 119: 116 , Romanos 5: 5 ).

O que você está esperando para ? Um marido ou esposa? Crianças? Cura? A salvação de um ente querido? Uma criança desobediente para voltar para casa? Uma esposa infiéis para lembrar e manter a aliança? Um cônjuge militar ou membro da família para voltar para casa? Para o alívio da morte após uma longa, dolorosa e incurable doença?

Nestas coisas, que você está esperando com ? Os tempos de espera parecem passar mais rápido quando os compartilhamos com os outros. Encontre aqueles que simplesmente se sentarão com você ou com aqueles que vão lembrá-lo da bondade do Senhor enquanto se juntam a você em espera. Evite aqueles que vão apressar-se em você, tentar provocar você a ação, ou agravar a agonia da espera culpando você, como os amigos de Jó.

Nestas coisas, que você está esperando em ? Você está olhando para o Senhor com esperança, encontrando-se cheio da paciência do Espírito? Ou você está torcendo internamente em agonia, procurando freneticamente por “algo a fazer” porque você não aguenta esperar? Um caminho, embora difícil, leva à paz; O outro, embora ocupado, leva a se preocupar. Confiança no impotente e incompetente nunca recompensa. Mas a confiança em Deus nunca deixa envergonhar. Espero no Senhor enquanto esperas. Ele procura fazer o bem com quem espera por ele.

Por: THABITI ANYABWILE


Thabiti Anyabwile é um pastor para a Igreja do Rio Anacostia no sudeste de Washington, DC e um membro do conselho da The Gospel Coalition.

 

Quer receber estudos Vips primeiro que todo mundo? Preencha o campo abaixo e seja um Multiplicador de Conhecimento.

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me
1 Compart.
Compartilhar1
Twittar
Compartilhar
+1