A Nova Era – Angelologia

Resolvi postar em meu blog este assunto pela tamanha ignorância dos cristãos em relação a este assunto. Preste atenção na simbologia, fundação e propósitos.

Introdução: A expressão "Nova Era" é relativamente recente, tanto aqui como em outros países. Começou a ser usada basicamente a partir do ano de 1975, quando este movimento passou a divulgar abertamente seus planos e ensinamentos. Entretanto, a doutrina e filosofia da Nova Era já estavam presentes em diversas organizações e religiões. Muito ensinamentos já estavam sendo divulgados pela Maçonaria, Rasacruz e, em larga escala, no espiritismo.

1. O contexto Histórico secular. O primeiro fato que nos chama a atenção é que o movimento não tem data de fundação e nem fundador; não tem, também, liderança humana a que esteja subordinando ou que lhe trace diretrizes, embora esteja indo exatamente para onde deseja. Enganamo-nos, no entanto, se pensamos que a Nova Era não possui nenhum tipo de liderança. Os verdadeiros líderes, reconhecidos pelos adeptos, são seres espirituais, a quem chamam de espíritos, anjos, extraterrestres. Veja Cl 2.8.

a) O que é uma era? Conforme o Dicionário Koogan Larouse, "era" é "Época Fixa, da qual se começa a contar os anos" É também "Época notável em que se estabelece uma nova ordem de coisas" E ainda significa "Era geológica. Cada uma das cinco grandes definições da história na Terra. A era como época notável em que é implantada uma nova ordem de coisas na história da raça humana, é o que nos interessa. A razão por que tem-se ouvido tanto sobre uma Nova Era fundamenta-se na crença de que os ciclos divinos de evolução são desenvolvidos através de diferentes eras astrológicas, cada uma com sua característica distinta. Acreditam que a humanidade evoluiu dentro das seguintes eras: Era de Touro: de 4304 a .C a 2154 a.C; Era de Carneiro: de 2154 a. C a 4 a . C. Era de Peixes: de 4 a. C a 2146 d. C; Era de Aquário: 2146 a 4196 d. C. O Nosso Mestre Jesus Cristo é da eterna era conf. Jo 1.1-3

b) A evolução histórica da Nova Era. Ao que parece, o Movimento Nova era começou a ressurgir mesmo, com a fundação da Sociedade Teosófica em 1875 em Nova York, por uma mulher russa de nome Helena Petrona Blavatsky. Outra seguidora, Alice Bailey foi a terceira presidente dessa sociedade desde 1880 a 1949. Dentre outros ensinamentos, ensinavam que todas as religiões tem verdades comuns, Afirmavam serem orientados por mestres ou seres espirituais ou extra-terrestres, ou até pessoas muito evoluídas ou iluminadas. Jesus disse: "Eu sou o caminho", (Jo 14.6) e não um caminho.

c) A Natureza do Movimento Nova Era. O Movimento Nova Era já disseminado hoje no mundo, e infiltrado em todas as áreas da vida humana, inclusive em algumas Igrejas Evangélicas, é de natureza totalmente diabólica, e não faz segredo disso. Além da cooperação de grupos diversos e sociedades secretas, conta com o apoio incondicional de milhares de organizações e instituições, para a sua contínua expansão global. Portanto, de conformidade com a sua natureza satânica, a sua filosofia e idéias procedem da orientação de uma hierarquia de mestres cósmicos da sabedoria. Esses supostos "mestres cósmicos", são de fato demônios muito inteligentes, dos mais altos escalões satânicos. Veja Jo 14.30; 2 Co 4.4; Ef 6.12.

2. Algumas doutrinas da Nova Era. O leque doutrinário e os princípios do movimento podem ser considerados o extrato das mentiras diabólicas propagadas entre as milhares de crenças espalhadas pelo mundo através dos séculos. O número dessas crenças é tão grande, tantas são suas contradições, que parece impossível qualquer tipo de acordo entre elas. Porém levando-se em consideração que o autor de todas elas é Satanás, aliado à natureza corrompida e pecaminosa do homem, logo todas têm origem comum. Assim, o próprio Satanás sabe como resumi-las, como direcioná-las num mesmo sentido, uma mesma direção. Para tanto, ele procurou formular um corpo de doutrinas de acordo com as filosofias mais antigas que formam os principais troncos religiosos. Veja 1 Tm 4.1.

a) Tudo é Deus. Segundo a nova era, Deus não está sentado em seu trono como Rei soberano regendo todas as coisas; é apenas uma energia universal de onde derivam todas as coisas. Essa filosofia panteísta faz parte da maioria das religiões espiritualista e orientais. O Panteísmo é contrário aos ensinos da Bíblia Sagrada. Aprendemos que todos os seres humanos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Veja Sl 14.3; Rm 3.9-10; Gl 5.19-21. Aprendemos também que Deus é o criador de todas as coisas e de todas as suas criaturas. É totalmente separado de todas as coisas criadas e seres criados. Veja Cl 1.16; Ap 4.11 ; Rm 1.18-25 etc.

b) O Homem pode evoluir gradativamente até tornar-se divino. O homem é o centro de toda a doutrina da Nova Era. Como acreditam que tudo o que existe é Deus, o homem se torna a expressão máxima de evolução divina na terceira dimensão, que é a dimensão física. Dentro desse conceito o homem nada menos é do que deus. O Padre Lauro Trevisan, tenta explicar a doutrina do homem-deus da seguinte forma: "Pode-se dizer agora que não há nada no mundo a não ser o homem; não há nada no homem a não ser a mente; não há nada na mente a não ser Deus". De acordo com a Palavra de Deus o homem está tão distante de Deus que foi preciso Deus vir até ele através de Jesus Cristo. (Rm 3.23; 6.23). Ora, se o homem fosse Deus porque Deus teria que vir salvar deuses? Veja Hb 9.27.

c) Sobre Lúcifer: Marco André cita em seu livro sobre "Nova Era", p.49, que durante o II Congresso Holístico Internacional, ocorrido em julho de 1991, em Belo Horizonte (MG), Carlos Byngton afirmou que Lúcifer não é um ser maligno, pelo contrário, seu próprio nome já declara que ele é um "emanador de luz". Segundo Carlos Byngton, o cristianismo cometeu um grande erro em atribuir caráter maligno a Lúcifer. A presença do Fator Lúcifer no movimento Nova Era fica mais patente ao estudarmos as entidades que promovem a filosofia New Age, pois entre elas encontramos a Lucis Trust ( que quer dizer Confiança em Lúcifer). Pela Palavra de Deus Jesus Cristo repreendeu Satanás e os demônios identificando-os como inimigos da Obra de Deus Mt 4. 1-11; 8.28-34; 17.14-23. Mandou seus discípulos também expulsá-los, (Mt 10.8; J0 14.30).

d) Sobre Jesus Cristo: No pensamento da Nova Era Cristo não é qualidade redentora exclusiva de Jesus. Acreditam que Cristo é um nível evolutivo que qualquer um pode chegar e que está potencialmente dentro de cada ser. Por isso, pregam que, na Nova Era o homem atingirá um estágio de alta evolução crística, e que é esse fator que faz da era de aquário uma era de profunda humanidade cósmica. Para eles Jesus foi apenas um dos muitos mestres cósmicos que tiveram papel importante de auxílio no processo evolutivo da humanidade. Jesus seria nessa visão, um ser de alto desenvolvimento crístico e por isso acabou sendo conhecido como Jesus Cristo. Somente quem está envolvido pelo deus deste século (2 Co 4.4) é que concorda com um pensamento deste ( Jo 17.3; Jo 14.6; Jo 1.1 ; Ef 2. 5,6; Fp 2.10,11 etc.)

3. Símbolos da Nova Era: Os seguidores da Nova Era utilizam-se muito de simbolismo. Isso se deve ao seu extremo misticismo. É muito grande o número de figuras simbólicas que utilizam, mas cada segmento adota apenas aquelas que atendem à suas necessidades. Algumas dessas figuras, no entanto, são comuns a todos eles.
a) A borboleta: Simboliza o aquariano que saiu das trevas do casulo de Peixes para a dimensão celestial de aquário. Pode também significar o próprio movimento Nova Era, tendo o mesmo sentido de libertação do casulo das trevas da Era de Peixes. Veja como tentam ridicularizam o cristianismo. Eles mesmos dizem que Jesus representou a era de peixes e ao mesmo tempo dizem que essa Era, representava trevas. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andarás em trevas, mas terá a luz da vida. ( Jo 7.12). Jesus é o autor da eterna era e único salvador. At 4.12.
b) A Pirâmide: A Pirâmide como símbolo da Nova Era, é tida como uma espécie de canal poderoso, através do qual recebe-se energia cósmica. Por outro lado, a pirâmide é representativa da hierarquia espiritual do Movimento Nova Era, desde a sua base até o seu líder máximo, Lúcifer no topo. Uma filosofia ou religião que tem Lúcifer no comando ou no topo mostra que tais seguidores são adeptos declarados de Satanás. Em Jo 8.44 Jesus mostra as características do Pai da Nova Era.
c) O Ying-Yang. Afirmam que este símbolo representa o equilíbrio entre o masculino e o feminino, entre a energia cósmica negativa e positiva. Representa na verdade a ligação energética com os poderes dos demônios. O salvo em Cristo não precisa depender de equilíbrios ou vibrações cósmicas ou astrológicas, para as suas decisões e direção de sua vida. Deus controla todas as forças do Universo e, pelo Espírito Santo nos reveste com a medida certa e suficiente de força para as batalhas nossas de cada dia. (Fp 4.6).

4. O Maitreya e o Sistema Religioso da Nova Era: Os adeptos da Nova Era esperam por um tipo de messias, avatar, que coloque ordem no mundo e estabeleça a paz. Acreditam que cada era possui o seu avatar e que para era de aquário também se levantará uma espécie de messias. Os segmentos da Nova Era usam nomes diferentes para designar o avatar; os mais correntes são Saint Germain e Lord Maitreya. No entanto, crêem unanimemente na vinda desse avatar, e esperam que ele unifique todo o mundo debaixo de um único governo e estabeleça a paz para a humanidade.
a) Quem é o Maitreya? O proclamado "Cristo" da Nova Era, não é como muitos pensam, o Senhor Jesus Cristo, mas é o Maitreya (um nome esxta-bíblico). Esse elemento ainda vai se revelar como o educador do mundo e que deverá assumir o governo do planeta. O deus dos adeptos da Nova Era é Lúcifer, de quem receberão o poder para controlar o futuro governo mundial. Conforme o ensino da Nova Era, o Maitreya é o mestre dos mestres. É apresentado como o "Cristo" para enganar o mundo, A ousadia desse escravo de Lúcifer chega ao ponto de ao ponto de afirmar que Cristo teria sido um de seus discípulos, que alcançou um grau muito alto. A sua vinda como Cristo tem sido anunciada pela Nova Era, desde a década dos anos oitenta como o super ajudador deste mundo. Veja 1 Jo 2. 18
c) Os argumentos da nova era para o arrebatamento: A proposta da Nova Era , contudo, é extremamente hipócrita. Prega a fraternidade entre os homens ao mesmo tempo que restringe a liberdade religiosa. Se todos terão que se submeter a este esperado líder espiritual, o que vai acontecer com os que não se submeterem? Satanás, sabendo que o Senhor Jesus virá arrebatar a sua Igreja(1 Ts 4.15-17; 1 Co 15.51,52), já arrumou um explicação para o desaparecimento repentino dos cristãos fiéis. Certo segmente da Nova Era afirma existir na Terra um povo muito primitivo, o qual não concordará com as nova premissas e será repentinamente seqüestrado numa nave espacial e levado para outro planeta.
d) Jesus é o único Caminho para Deus. (Jo 14.6). Jesus é o único caminho para o homem chegar a Deus. Entretanto, a Nova Era afirma que Jesus seria apenas mais um Cristo, entre muitos Cristos. Jesus seria apenas o Cristo da Era de Peixes, que estaria se encerrando, para dar início à Era de Aquário cujo cristo seria o senhor Maitrya. A Bíblia Sagrada nos alerta sobre a vinda do Anticristo: "Ninguém, de maneira alguma ,vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus , ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus"( 2 Ts 2.3,4). Veja 2 Ts 2.8-10.

Conclusão: Como vimos nesta lição, embora que sucintamente, o movimento Nova Era é uma grande mentira, e mesmo desmascarado não está vencido. É como uma avalanche que continua rolando montanha abaixo, crescendo e enganando o mundo e destruindo. Acenam com um paraíso terrestre, uma era de paz, uma nova humanidade. A Palavra de Deus diz que quando disserem que há paz e segurança então lhe sobrevirá repentina destruição conf. 1 Ts 5.3. A Nova Era age para implantar o governo de Satanás e sua adoração, contudo quem é dirigido pelo Espírito santo sabe discernir entre o falso e o verdadeiro, principalmente os estudantes da Escola Dominical. Veja Mt 24.23-25.

Suprimento para professores: Sugestão Bibliográfica: 1. Marco André, Nova Era , o que é? De onde vem? O que pretendem? Editora Betânia. 2. Gerhard Sautter, New Age, Editora Vida Nova.. 3. Ricardo Gondin, O Evangelho da Nova Era, Ed. Abba.
A Nova Era tem planos concretos para o mundo inteiro. Por meio de um desenho, onde uma lagarta aparece no plano inferior, um pouco mais para cima de um casulo e, finalmente, bem em cima, uma borboleta, Pierre Weil tenta ilustrar o processo de metamorfose para a transformação da sociedade no mundo inteiro. Conforme este autor, tudo que é tradicional precisa ser transformado para dar lugar a uma nova era. O objetivo deste movimento vai muito além dos aspectos exteriores da sociedade; pretende-se mudar o próprio homem, seu interior, sua vida mental, sua fé, seus valores.
Os agentes da Nova Era pretendem assumir a liderança da sociedade humana em todas as áreas, ou seja, na política, na economia, na educação, na saúde e na vida religiosa. São dois objetivos básicos que eles pretendem alcançar: a) a formação de um governo confederado na terra (nova ordem internacional) e b) a constituição de uma religião no mundo. Podemos notar que pretendem assumir o controle sobre nossa vida em todos os sentidos e, devido à gravidade desta situação, é importante dar este alerta.
O contexto Histórico secular. O primeiro fato que nos chama a atenção é que o movimento não tem data de fundação e nem fundador; não tem, também, liderança humana a que esteja subordinando ou que lhe trace diretrizes, embora esteja indo exatamente para onde deseja. Enganamo-nos, no entanto, se pensamos que a Nova Era não possui nenhum tipo de liderança. Os verdadeiros líderes, reconhecidos pelos adeptos, são seres espirituais, a quem chamam de espíritos, anjos, extraterrestres. Veja Cl 2.8.
Suprimento: Sobre as eras
As eras ou épocas nesse sentido, têm sido manipuladas aparentemente pelo homem. Mas de fato, quem opera essa manipulação é Satanás. Como disse o Apóstolo Paulo em 2 Co 4.4 , Satanás é o deus deste mundo; assim é ele quem controla o sistema da vida neste planeta, até que o Senhor volte e tome posse de tudo. Teologicamente, defendemos as dispensações: Inocência, consciência, governo humano, patriarcal, lei, graça e milênio.
Os adeptos da Nova Era crêem que a humanidade evoluiu através das eras de touro, carneiro e peixes. Cada era teria seu avatar, sendo Jesus o avatar da Era de Peixes que estaria se encerrando, para dar lugar à era de Aquário cujo avatar seria o senhor Maitrya. Atribuem-lhe ainda outros nomes como o de Saint Germain, Ashtar, Sanat Kumara e Amuna Kur. A humanidade seria unificada em torno deste líder espiritual. Mas é o próprio Senhor Jesus que nos adverte: "Então se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito"( Mt 24.23-25).
Suprimento : Evolução Histórica
Alice Bailey teria recebido mensagens de um mestre tibetano da sabedoria, publicadas em livros que vieram a construir as doutrinas do plano da Nova Era. Por outro lado, Helena Blavatsky teria recebido orientações desse mestres cósmicos e, apoiada por grupos e sociedades secretas, inclusive a Maçonaria , foi um instrumento de Satanás na consolidação do Plano que seria mantido secreto por 100 anos, devendo explodir nos dias da apostasia.
Suprimento: Natureza do Movimento:
Como esse poderio espiritual luciferiano opera neste planeta? Ora, opera usando os milhões e milhões de fiéis seguidores das milhares de religiões pagãs e sociedades espiritualistas secretas, e doutrinas satânicas existentes no mundo. Por exemplo: religiões orientais, espiritismo, esoterismo, gnosticismo, ocultismo, clarividência, astrologia, ufologia, feitiçarias, reencarnações, panteísmo, misticismo etc.
Muitas decisões e mudanças na política e economia mundial, são resultantes da ação da Nova Era nos redutos das organizações secretas. A sua infiltração maléfica é evidente não só nas religiões, mas em todos os setores da sociedade. O propósito da Nova Era é o estabelecimento de uma nova ordem mundial sob o comando de Lúcifer, que sonha ser adorado em lugar de Deus. Tudo está sendo feito mediante a estimulação da consciência de grupo, para chegar-se à consciência global ou holísitica onde haverá unidade na diversidade, a reconciliação dos opostos, como a ciência e o ocultismo. O bem e o mal serão considerados inexistentes. Os valores éticos serão aniquilados.
Suprimento: O que a Nova Era Pensa de Jesus: O Papel de Jesus foi de muita importância para a humanidade, pois, por se tratar de um ser de alta evolução, foi escolhido para implantar a Era de Peixes, para ser o seu Avatar, como afirma Trevisan: "Jesus inaugurou a Era de Peixes, mas anunciando a Era de Aquário. Graças à semente lançada há dois mil anos, hoje a humanidade chegou ao seu grande momento. Foi o Mestre quem implantou as bases da Nova Era".
Suprimento: Outros Símbolos: Pé de Galinha. Surgiu em 1960 com o Movimento Hippie, no formato de uma cruz com os braços quebrados, como descartando o sacrifício de Cristo. Estrela de cinco pontas: Com duas pontas para cima significa Lúcifer. Uma só ponta para cima representa a divindade humana. A Cruz suástica: Símbolo ocultista do partido Nazista. A Fita entrelaçada: Esse símbolo passa a idéia de infinito. Simboliza pactos de sangue entre indivíduos ou organizações, que poderão viver ou morrer, dependendo de não violarem o pacto. Urano: Planeta que rege a nova era. Harmonia com o universo. Etc. Os símbolos são vários e alguns são bíblicos, tais como a pomba , arco-íris; a cruz; estrela de Davi etc. Estes símbolos bíblicos continuam representando o mesmo que sempre representou para os cristãos. A nova era que procure outros.
Suprimento: Sobre o arrebatamento: Argumentos. Outro segmento afirma que tal povo seria mais evoluído, que já teria concluído seu desenvolvimento na Terra e seria enviado para outro lugar do espaço. Isso significa que os demais, ou seja, os que não forem arrebatados, terão que concordar com a nova ordem vigente.

Autor desconhecido.
Talvez o artigo estava no site planeta evangélico e foi retirado.

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me
0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
+1