Derramarei o meu Espírito sobre toda carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão…

O Profeta, sem dúvida, promete aqui algo maior do que os pais sob a Lei haviam experimentado. Isso é o que acorda o texto do livro de Joel capítulo 2, versículo 28.

O dom do Espírito, sabemos, até era desfrutado pelos antigos; só que o Profeta não promete o que os fiéis tinham outrora descoberto, mas, como dissemos, algo maior: e tal pode ser facilmente depreendido da palavra aqui usada, “derramar”; pois ipv shafach não significa gotejar, mas despejar em grande abundância; e Deus não derramou seu Espírito Santo tão farta e largamente sob a lei como quando depois da manifestação de Cristo.

A promessa do Espírito Santo e o dom de profecia.

espírito santo derramado sobre toda a carne

Dado, pois, que o dom do Espírito foi mais copiosamente dado à Igreja após o advento de Cristo, o Profeta utiliza aqui uma expressão rara — que Deus derramaria o Espírito dele.

Outra circunstância é acrescida: sobre toda carne. Ainda que no passado os Profetas, como sabemos, possuíssem suas escolas, todavia, eram eles em pequeno número. Temos que ter certeza que todo o contexto está contido nas Escrituras Sagradas.

Como então o dom de profecia era raro entre os judeus, os Profetas, a fim de demonstrarem que Deus trataria mais prodigamente sua nova Igreja quando restaurada, diz que derramaria seu Espírito sobre toda carne. Ele declara, pois, que todos em geral seriam partícipes do dom do Espírito e de sua rica abundância, ao passo que debaixo da lei alguns tiveram apenas uma parca amostra disso.

Percebemos agora, então, qual o intento do Profeta: era fazer uma manifesta distinção entre o estado do povo da antiguidade e o estado da nova Igreja, de cuja restauração ele ora fala.

A comparação é que Deus não somente dotaria uns poucos com seu Espírito, mas toda a multidão do povo; depois, que enriqueceria seus fiéis com todas as espécies de dons, de modo que o Espírito aparentaria ser despejado em total abundância: Eu então derramarei meu Espírito sobre toda carne.

Descobrimos daí quão absurdamente o intérprete grego a verteu: “Eu derramarei do meu Espírito”: pois ele diminui a promessa ao dizer “do meu Espírito”, como se Deus aqui prometesse alguma porçãozinha de seu Espírito; enquanto o Profeta, ao invés disso, fala de abundância, e queria expressar isso.

 

“O Espírito (sopro) de Deus que cria e anima os seres (Gn 1.2; 2.7; 6.17) apodera-se dos homens, especialmente dos profetas (Jz 3.10), para dotá-los de poder sobre-humano (Gn 41.38; Ex 31.3; 1 Sm 16.13).

Os tempos messiânicos serão caracterizados pela efusão extraordinária do Espírito (Zc 4.6; 6.8), atingindo todos os homens para lhes comunicar carismas especiais (Nm 11.29; Jl 2.28-29; At 2.16-21). Porém, mais misteriosamente, o Espírito será, para cada um, princípio de renovação interior que o tornará apto a observar fielmente a Lei divina (Ez 11.19; 36.26-27; 37.14; Sl 51.12s; Is 32.15-19; Zc 12.10).

Ele será assim o princípio da Nova Aliança (Jr 31.31; cf. 2 Co 3.6); como água fecundante, fará germinar frutos de justiça e santidade (Is 44.3; Jo 4.1), que garantirão aos homens o favor e a proteção de Deus (Ez 39.24,29).

Esta efusão do Espírito efetuar-se-á por intermédio do Messias, que será o seu primeiro beneficiário em vista do cumprimento da sua obra de salvação (Is 11.1-3; 42.1; 61.1; cf. Mt 3.16).” Nota da Bíblia de Jerusalém a Ezequiel 36.27, adaptada. (N. do T.)

Profetizarão vossos filhos e vossas filhas. O Profeta agora passa a explanar o que havia dito, desenvolvendo amplamente o que quis dizer pela expressão “sobre toda carne”, qual seja, que o povo todo profetizaria, ou, que o dom de profecia seria comum e grassaria em todo lugar entre os judeus todos, de uma maneira nova e insólita.

Os antigos também tiveram Profetas, apesar de em número reduzido. Porém, agora o Profeta estende esse dom e favor a todas as classes: Profetizarão então vossos filhos e vossas filhas, diz, de modo que não exclui as mulheres.

Quer receber estudos Vips primeiro que todo mundo? Preencha o campo abaixo e seja um Multiplicador de Conhecimento.

Deus julga os judeus e promete o Espírito Santo.

julgamento-de-Deus

O mais reconhecido colocado onde esta frase é usada no livro de Joel 2:28 e em Atos 2:17.No livro do Antigo Testamento de Joel é importante olhar para o contexto assim que entendemos o que a frase significa, em Joel 2 : 28.

“E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão sonhos, e vossos jovens verão visões “.

O tema principal do livro de Joel é o julgamento de Deus sobre os judeus, que eram o povo de Deus, e sobre as outras nações. Mas Deus dá uma oportunidade para se arrepender, para transformar nossas vidas e viver da maneira que Ele quer que vivamos. Deus cumprirá as promessas que fez e habitará com Seu povo.

E como Ele habitará com Seu povo?Através de Jesus e Seu “Espírito”, que será derramado em “toda a carne”.

O povo de Deus foram os judeus, Deus havia-os escolhido, que pode ser visto em Deuteronômio 7: 7: Não foi porque eram mais numerosos do que qualquer outro povo que o Senhor pôs o seu amor em você e escolheu você, por que você era o menor número De todos os povos.

Mas como a sua pergunta afirma, Seu Espírito será derramado sobre todas as pessoas.

Antes de Jesus havia subido ao céu, Ele prometeu que iria dar outro “consolador” (João 14:16),que estaria conosco para sempre. Essa promessa foi cumprida no dia de Pentecostes, que pode ser visto em Atos 2. Isto, no dia de Pentecostes, era Deus manter sua promessa e derramando o Seu Espírito sobre toda a carne.

Este não é apenas para os judeus, mas todas as nações. Gálatas 3:28 diz que não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há macho e fêmea, pois todos vós sois um em Cristo Jesus.

Além disso, se você está confuso sobre o comentário “últimos dias” que, basicamente, é o período de tempo entre Jesus ascendente para o céu e Jesus segunda vinda. Então estamos nos últimos dias agora.

Assim, tudo isso significa que agora todo o povo de Deus receberá o Espírito Santo, sejam eles jovens ou idosos, homens ou mulheres, e agora o Espírito Santo é necessário para construir a igreja antes que Jesus volte.

O texto do livro de Joel está descrito no livro de Atos dos apóstolos.

livro-de-atos-dos-apostolos-livro-de-joel

A profecia de Joel, que Pedro cita em Atos 2: 17-21, deixa claro que os últimos dias serão dias mistos de testemunho poderoso (v.17-18) e dias de terrível calamidade (vv.19-20). Quando Joel olhou para o futuro, Deus não lhe disse quantos anos separariam as diferentes partes dos últimos dias que ele estava descrevendo.

Ele viu os últimos dias como uma única peça. Parte do que viu estava mais próxima do início dos últimos dias, e alguns estavam mais próximos do fim dos últimos dias.

A parte brilhante da profecia de Joel.

Então, quando você lê sua profecia, ela tem duas partes – uma parte brilhante e uma parte escura. A parte brilhante é versos 17-18,

Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão, e os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão sonhos; Sim, e sobre os meus servos e sobre as minhas servas naqueles dias derramarei o meu Espírito; E eles profetizarão.

Em outras palavras, Joel diz que uma característica dos últimos dias será o derramamento do Espírito Santo sobre pessoas de toda espécie – homens e mulheres, jovens e velhos, altos e baixos. O povo de Deus será revestido de poder; Eles receberão poder. E o principal efeito desse poder parece ser o discurso audaz e profético. Os crentes de todos os tipos serão tão agarrados pelo Espírito de Deus que verão a grandeza de Jesus e o propósito de Jesus com extraordinária clareza e falarão com extraordinária ousadia. Essa é a parte brilhante da profecia de Joel.

A parte escura da profecia de Joel.

A parte escura está nos versículos 19-20,

E mostrarei prodígios no céu acima e sinais sobre a terra debaixo, sangue e fogo e vapor de fumaça; E o sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o dia do Senhor, o grande e manifesto dia.

Em outras palavras, haverá catástrofes naturais; Haverá guerra e derramamento de sangue; Haverá conflagração e devastação.

Então qual a resposta a nossa pergunta? O Espírito será derramado e será o fim?

quando-sera-o-fim

Então, qual é a resposta para a nossa pergunta? Se a guerra começasse amanhã no Oriente Médio com terrível derramamento de sangue e ferocidade terrível, e começasse a atrair todo o mundo para o conflito, isso seria um sinal de que o propósito de Deus para nossos dias não é um grande despertar espiritual, Calamidade e colapso moral até o fim?

Não. Pelo contrário, há uma promessa de que nos últimos dias o Espírito será derramado sobre toda a carne – todas as nações serão alcançadas.

A verdadeira igreja de Cristo será despertada e ressuscitada e enviada com extraordinária paixão e zelo e poder profético e, bem no meio do terrorismo e da guerra e perseguição e catástrofes naturais, a igreja de Cristo do fim dos tempos em chamas terminará a Grande Comissão , E damos as boas vindas ao Rei.

Meus queridos amigos de Belém, quero que façamos parte daquela brilhante, corajosa, profética, exaltadora de Cristo, arriscada, banda de discípulos do fim dos tempos, tomando a mensagem clara e gloriosa do versículo 21 em todos os lugares, não importa O que: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

Quer receber estudos Vips primeiro que todo mundo? Preencha o campo abaixo e seja um Multiplicador de Conhecimento.

Deixe seu comentário abaixo.

O que você achou do artigo? Comente… e nos ajude a construir multiplicadores de conhecimento por todo os lugares.

Seu comentário é de extrema importância para nós.

Na barra lateral direita do Blog você pode se inscrever pelo seu e-mail e receber artigos Vip.

Te espero…

 

 

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me