Jabulani, apenas um nome ?

Sabemos que para grandes acontecimentos, nomes proféticos são dados. Temos que ficar atentos ao que estamos pronunciando. Não quero através deste texto, afirmar minha opinião, só quero levar você a refletir sobre um nome que está sendo falado nestes dias, este nome é Jabulani. As religiões tradicionais africanas também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas, espirituais e indígenas no continente africano, há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria.

Religiões tradicionais africanas envolvem ensinamentos, práticas e rituais que fazem a estrutura das sociedades nativas africanas, refletem concepções locais de Deus e do cosmos. Mesmo dentro de uma mesma comunidade, pode haver pequenas diferenças de percepção do sobrenatural.

Segundo o dicionário on line priberan, celebrar significa (latim celebro, -are, assistir em grande número e solenemente, festejar) v. tr. 1. Realizar com solenidade. 2. Solenizar. 3. Prestar solenidade a.

Jabulani é a bola que está sendo utilizada na Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas e apresentada em 4 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul.. O nome da bola signifca "Celebrar", em isiZulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores – o branco predomina.

As línguas bantas formam um ramo do grupo benue-congolês da família linguística nígero-congolesa, com mais de 600 línguas. São faladas sobretudo nos países africanos a sul do Equador, por cerca de 300 milhões de pessoas, principalmente por bantos. A língua zulu, (isiZulu) é uma língua banta, original do povo zulu. É uma das 11 línguas oficiais da África do Sul, falada principalmente na província de KwaZulu-Natal, não apenas pela população de etnia zulu mas por grande parte da população de origem asiática e européia residente nessa província.

Durante todo o século XIX os clãs zulus resistiram bravamente à dominação branca, primeiro contra os bôeres holandeses e depois contra os ingleses, que só os submeteram devido à superioridade militar.

Os zulus são um povo banto da região de Natal, na África do Sul, ligados de perto aos suázis e xhosas. Os zulus eram apenas um dos vários clãs dos nguni até se unirem aos nguni de Natal, no começo do século XIX, e formarem um império guerreiro liderado por Chaka, que foi morto por um rival, Dingaan, antes do contato com os brancos. Com base numa organização social patriarcal, os zulus praticam a poligamia, assim como o levirato, casamento compulsório da viúva com o cunhado. O homem mais velho de cada clã torna-se chefe e se subordina a um rei. A religião desse povo baseava-se na adoração a um deus criador e em bruxos e feiticeiros, mas depois foi adotado um cristianismo que tendeu a cindir-se em igrejas autônomas, uma espécie de sincretismo religioso, ou orientadas por profetas, muitas vezes ricos e influentes.

A reflexão é simples, se o nome da bola provêm da língua Bantu,falada pelos Zulus, o seu significado é de celebração, pergunto, celebração do que? Possui um nome simples, ou com fundamento espiritual?

fonte: Wikpedia Brasil; Dicionário on line Priberam; História África do Sul.

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me
0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
+1