Loucura para o mundo, poder para nós

(I Corintios 1:27) – Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias

Outra versão Bíblica diz: “Pelo contrário, Deus escolheu justamente o que para o mundo é insensatez (falta de senso, loucura) para envergonhar os sábios…”

Outra definição pra termos em mente, segunda parte do versículo 27 “…e escolheu precisamente o que o mundo julga fraco para ridicularizar o que é forte”.

Ridículo: alguém que para o mundo é louco e insignificante.

Esboço de 1º Coríntios

Havia alguns problemas em Corinto (250 mil habitantes, 400 mil escravos), O problema de um espírito sectário (formação de uma seita) que surgiu de uma preferência por lideres religiosos devido à sua suposta sabedoria superior.

Este espírito sectário revogava o poder divino, trazendo à sabedoria humana superior a sabedoria de Deus.

Paulo por sua vez demonstra a sabedoria superior divina pelo ato de Jesus.

(I Corintios 1:18) – Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

O papel dos líderes religiosos mostra que eles são importantes, mas a arrogância, o amor-próprio, vanglória, soberba, destrói a União, a Unidade, havendo assim contendas.

Paulo estava cobrando Da Igreja de Corinto um posicionamento. Ao invés de ficarem se acabando por questões pessoais e egoístas.

Sabe por quê?

Por razões morais.

Embora Corinto fosse uma cidade acentuadamente intelectual, era ao mesmo tempo profundamente depravada moralmente. Talvez, Corinto tenha ganhado a fama de ser uma das cidades mais depravadas da história antiga. A palavra korinthiazesthai,viver como um coríntio, chegou a ser parte do idioma grego, e significava viver bêbado e na corrupção moral.

A cidade de Corinto era corrompida por algumas razões:

A prostituição. Naquela cidade, a deusa Afrodite era adorada e tinha o seu templo sede na Acrópole, uma montanha com mais de 560 metros de altura, na parte mais alta da cidade. Afrodite era considerada a deusa do amor. Mil sacerdotisas trabalhavam com prostitutas cultuais nesse templo de Afrodite. “Milhares de coríntios adoravam seus deuses ‘visitando” essas “sacerdotisas”

O homossexualismo. Corinto era uma cidade onde ficavam os principais monumentos de Apolo. A adoração a Apolo induzia a juventude de Corinto bem como a juventude grega em geral a se entregar ao homossexualismo. Talvez Corinto fosse o centro homossexual do mundo na época. Muitos membros da igreja de Corinto, antes da sua conversão, tinham vivido na prática do homossexualismo (1Co 6.9-11)

A Carnalidade. Havia na igreja de Corinto divisões e práticas sexuais desregradas. A igreja de Corinto era uma igreja infantil e carnal.

Por razões espirituais.

Corinto era uma cidade com muitos deuses e muitos ídolos. Até hoje, quando se visita Corinto, pode se visualizar enormes estátuas e monumentos que foram dedicados aos deuses. Por ver a cidade perdida no cipoal de uma infinidade de deuses, Paulo entendeu que estavam precisando do Deus verdadeiro.

Paulo estava cobrando e alertando justamente: “cadê os ridículos de Deus? Onde estão os que serão chamados de loucos por pregar a mensagem da Cruz? Onde estão aqueles que serão chamados ridículos por pregar o Senhor e Salvador?

Você tem sido chamado de ridículo (de louco)? Pois apenas aqueles que combatem a depravação moral e espiritual da nossa geração através da mensagem da cruz são capaz de confundir os sábios e se tornarem fortes.

Quando nós nos tornamos parecidos com Cristo, nos tornamos ridículos (loucos) para o mundo.

Está na hora de chacoalharmos o mundo com essa loucura, que é poder pra nós, a mensagem da Cruz.

Mas pra isso é necessário (alguns pontos entre muitos):

– Ouvir o Espírito Santo;

– Perdoar a quem te oprimiu;

– Orar pelos seus inimigos;

– Dar a outra face para outro tapa;

– Humildade acima de tudo;

– Ganhar o perdido a qualquer custo;

Resumindo: Viver para que outros tenham vida.

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me
  • Deus é bom…….!!

  • Beatriz Dalalio

    Olá Cadu…gostaria de parabeniza-lo por esta mensagem,sei que Deus o usou de maneira poderosa para leva-la a nós naquele culto. Gostaria que me mandasse aquele vídeo que passou logo após a palavra. Agradeço desde já e peço a Deus que abençoe a você e sua família grandiosamente.

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
+1