Novo testamento e o Talmude

“Essas duas importantes obras literárias cristãs e judaicas são agrupadas juntamente neste debate, porque cada uma delas a seu próprio modo fornece estrutura conceituai definitiva para interpretar a Bíblia Hebraica, que tanto cristãos como judeus compartilham conjuntamente, mas que dela se apossam de modo muito diverso. A primitiva comunidade cristã, a princípio um movi­mento judaico, tornara-se entidade religiosa separada pelo fim do século I d.C.

O judaísmo rabínico, sobrevivendo à queda de Jerusalém em 70 d.C, pa­dronizou rapidamente formas de exegese ritual e bíblica que anteriormente haviam sido muito mais fluidas e disputadas entre judeus.

Enquanto ambas as comunidades religiosas se apegavam tenazmente à Bíblia Hebraica, os au­toritários Novo Testamento e Talmude garantiam que eles veriam os mesmos textos através de lentes confessionais marcadamente diferentes”. Leia mais…

Fonte Introdução socioliterária à Bíblia Hebraica.

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me
0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
+1