O caminho da salvação.

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” (Hebreus 13:8).

A salvação do homem é o sublime tema de toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse vemos o plano redentor de Deus para que houvesse salvação a todo ser humano.

O caminho da salvação.

caminho-da-salvacao

O objetivo de Deus foi e sempre será redimir a sua mais ilustre criação, o homem, isto é, reconquistar aquilo que havia sido perdido.

O homem que Deus formou era notavelmente diferente de todos e de tudo que havia sido criado. Ele possuía um espírito semelhante àqueles dos anjos e ao mesmo tempo tinha uma alma por onde tomava as decisões.

O homem tinha segurança, proteção e alimento diretamente as suas necessidades e prazeres para que todo ambiente da criação pudesse contemplar a presença de Deus.

O homem foi criado com liberdade perfeita e tinha a opção de escolher o que lhe melhor parecia. Tanto é que Deus viu que o homem precisava de uma companhia, e criou de parte de sua estrutura, sua ajudadora.

A Bíblia nos fala de duas árvores que havia no jardim do éden “E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2:9).

Aqui estava a grande opção do homem; a vida eterna, comendo a árvore da vida ou a morte, comendo a árvore do bem e do mal.

A árvore escolhida pelo o homem foi a do bem e do mal, ou seja, ele optou por viver independentemente do seu criador (Gênesis 3:6). Como se pudesse dizer a Deus que poderia caminhar sobre a face da terra com suas próprias pernas e não necessitasse de ajuda.

A partir da queda do homem é dado início no mais fenomenal romance entre o grande Deus amoroso e sua criação rebelde (Gênesis 3:15).

Por toda história bíblica é nos mostrado o esforço do Senhor em aproximar-se da sua criação, mesmo adquirindo imperfeições através das gerações, mais nunca deixou de ser a perfeita manifestação do poder do altíssimo sobre a terra, criação a sua imagem e semelhança.

O derradeiro ato de salvação conclui-se na manifestação do Verbo de Deus.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:1-3).

Vemos o Senhor Jesus e o seu grande gesto de amor, através de um discipulado autêntico, gerando discípulos com todo amor.

Quer receber estudos Vips primeiro que todo mundo? Preencha o campo abaixo e seja um Multiplicador de Conhecimento.

O plano da salvação inicia-se com a morte.

cruxificacao

 

A partir da morte e ressurreição de Cristo na cruz a porta da salvação abriu-se a todos os homens.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

Hoje precisamos aceitar o Senhor Jesus Cristo como nosso salvador, pois a nossa dívida foi paga e a nossa redenção concluída.

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” (Colossenses 2:14).

“e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo” (Lucas 1:69).

 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).

“porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tessalonicenses 5.9).

A salvação é a consequência de termos Jesus como Senhor de nossas vidas.

salvação Jesus Senhor

Salvar significa: “Livrar do perigo” e Salvação é o ato de salvar.

1) A salvação procede de Deus para o homem (Romanos 6.23).

2) Só em Jesus Cristo há salvação, (Atos dos apóstolos 4:12).

3) A salvação é obtida pela Graça ou favor imerecido da parte de Deus e não por obras humanas (Efésios 2:8-9).

4) A salvação abrange o espírito, alma e corpo do homem (I Tessalonicenses 5:23).

5) A salvação tem alcance eterno (Hebreus 5:9).

6) A salvação é operada pela fé em Cristo (Marcos 16:16).

7) A salvação é operada pela fé em Cristo (Marcos 16:16). A salvação pode ser perdida (João 15:6, Colossenses 1:23, I Coríntios 15:2, Hebreus 2:3, Hebreus 3:14, Hebreus 10:38, I João 1:7).

João 15: 6 “Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.”

A salvação nos garante a vida eterna.

vida-eterna

Alguns estudiosos de religiões comparadas afirmam que a salvação só pode ser definida no dia da ressurreição, algumas denominações cristãs assim ensinam, por que acreditam no sono da alma, aguardando o derradeiro dia da salvação.

 A Bíblia nos mostra de acordo com a inerrância, que podemos ter a certeza da salvação que nos garante a vida eterna.

 “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (João 3:36).

 “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (João 5:24).

“Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas” (I Timóteo 6:12).

“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (I João 1:12)

“Tomai também o capacete da salvação…” (Efésios 6:17).

 “alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas” (I Pedro 1:9).

 Pelos textos apresentados podemos ter certeza que estando em Cristo somos novas criaturas e nossa salvação é garantida.

 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Coríntios 5:17)”

Muitos servem a Deus sem essa certeza, mas quando passamos a entender a Palavra, isto é as Escrituras Sagradas, vivemos nessa convicção de que somos salvos por nosso Senhor. A verdade nos liberta e nos garante essa vitória.

Em decorrência de erros ou obstáculos na vida, achamos que o caminho é árduo e difícil de ser transpassado, mas a Bíblia afirma que se estamos caminhando com Jesus, e essa caminhada é regrada com seus preceitos e vivemos seus ensinamentos, como temos a salvação a vida eterna.

Quer receber estudos Vips primeiro que todo mundo? Preencha o campo abaixo e seja um Multiplicador de Conhecimento.

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me