Os 5 sentidos da educação religiosa.

Quando falamos em estudar, grande parte da população não tem cultura suficiente para entender que a educação pode mudar tudo; se houve falar, mais não pratica a mudança. Certa vez li a seguinte frase :

“A educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo”.

Trataremos neste artigo sobre apenas 5 sentidos da educação religiosa. Poderíamos falar sobre muitos outros, mais vamos nos ater em apenas 5. Veremos um breve relato sobre educação religiosa e estes 5 sentidos:

⇒ O poder da educação religiosa;

⇒ O sentido da determinação;

⇒ O sentido da perseverança;

⇒ O sentido da disciplina;

⇒ O sentido dos objetivos;

⇒ O sentido das conquistas.

Vamos juntos entender e nos aprofundar mais sobre a educação religiosa (cristã).

O poder da educação.

Tudo isso é transferido para os meios educacionais cristãos também. Lidamos com pessoas que amam ler a palavra de Deus, livros seculares, jornais e muitas pessoas que nem se quer abrem a bíblia, apenas ouvem, assistem alguém transmitindo as Escrituras Sagradas.

A educação cristã necessita alguns pontos a serem focados em nossas vidas. Algumas situações que se cumpridas podem mudar não só a história pessoal de cada um, como a própria sociedade onde o indivíduo esta inserido.

Quando falamos em educação, não apenas a educação religiosa (cristã) que sofre com as consequencias atuais, a educação do Estado de Direito, no sentido laico, também sofre com as mudanças.

Apesar de estarmos em pleno século XXI, nos deparando com inúmeras inovações tecnológicas, onde diversos ramos são modernizados, seja economicamente ou culturalmente, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional , gerando a má qualidade da mesma.

A melhor maneira de conciliar todos os valores é recorrer ao Ensino religioso, pautado na Bíblia. A qualquer pedagogia de ensino de valores, em todos os níveis, nas mais variadas técnicas, com material de qualidade, se aplicará Deuteronômio 28:13: “E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres os mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”

Esse versículo se aplica principalmente ao ensino da Bíblia em nossas escolas. Quando falamos em ensinar a Bíblia, falamos: de nossa missão total; de nossa tarefa básica no mundo: ensinar a palavra; em pregar o evangelho e preparar pessoas para um encontro com o Senhor Jesus.

A razão para um pai colocar seu filho em uma escola cristã ou com valores morais, sendo uma escola de ensino fundamental ou médio,  ou as escolas que as instituições religiosas oferecem conhecidas como escola da bíblia,  para que o caráter seja formado da seguinte forma:

  • possuir ensino espiritual;
  • transmitir os verdadeiros valores;
  • desenvolver e consolidar o caráter.

Quer receber estudos Vips primeiro que todo mundo? Preencha o campo abaixo e seja um Multiplicador de Conhecimento.

O primeiro sentido: determinação.

Há um só poder que pode combinar corpo, mente e espírito. Esse poder é o ensino da Palavra de Deus!

Quando se pensa em estudar a Bíblia temos que ter determinação. Palavra esta que deve estar inserida no contexto de nossas vidas estudantis ao referir-se a se aprofundar no conhecimento. Como os dicionários definem a determinação é o ato de permanecer firme num objetivo, difere da determinação, pela flexibilidade sem, contudo se desviar do objetivo final, também pode ser entendida como a condição mental de superar a frustração e continuar perseguindo o objetivo a que se propuseram.

Contudo, sabemos que na vida do cristão a falta de determinação assola todos aqueles que almejam a busca de conhecimento, isto significa que temos que transpor esse desafio, uma das atenuantes para uma conclusão satisfatória a sermos vitoriosos.

“Tudo posso naquele que me fortalece.”

Filipenses 4:13

“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Josué 1:9

O segundo sentido: perseverança.

A Perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã. Acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã.

E, também acredito que o motivo de muitas derrotas, na vida de muitos cristãos e grandes homens de Deus é devido a abstinência desta admirável virtude que é a PERSEVERANÇA.

Pensando em determinação de pronto estamos utilizando da perseverança. Perseverar significa permanecer, ficar em um lugar com esperança, obtendo uma conquista. O desânimo, o cansaço pode ir de encontro aqueles que querem aprender mais sobre a palavra de Deus, mais a perseverança é uma das palavras que devem fazer parte daquele que quer se educar biblicamente.

Jesus nos mostrou a importância de perseverar, para alcançar a salvação.”Mas aquele que perseverar até o fim será salvo”, Mt 24: 13. Sem a perseverança você não pode alcançar a salvação, afinal ela é um ato feito pelo Amor de Deus, por meio de Jesus Cristo

A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram e obtiveram a conquista da sua vitória, a realização dos seus sonhos. Noé que perseverou, mesmo sendo criticado, humilhado, desprezado; contudo lutou na construção da arca e salvou-se juntamente com sua descendência.

Josué, perseverou em seguir ao Senhor, Js 24:15. O nome Josué no hebraico quer dizer: Jeová é Salvação e no grego significa Jesus. Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim, era um servo fiel e companheiro de Moisés. Ele foi designado por Deus como sucessor de Moisés, e através da perseverança ele estimulou o povo a destruir Jericó e também sorteou Canaã as tribos.

Rute, foi uma mulher que perseverou diante de Boaz, mantendo-se intacta em sua reputação até ser redimida e tomada por esposa, Rt 4: 13. E por galardão de sua nobre perseverança, o seu nome foi inserido na genealogia de Cristo Jesus, Mt 1:5 .

No Novo Testamento, Jesus o mestre da perseverança, nos ensina que devemos dar frutos com perseverança, Lc 8: 15 Jesus diz: ¨Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a Palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.”

 

Sem dúvidas perseverar nos estudos faz parte de um dos sentidos da educação religiosa.

Quer receber estudos Vips primeiro que todo mundo? Preencha o campo abaixo e seja um Multiplicador de Conhecimento.

O terceiro sentido: disciplina.

A disciplina que precisamos é aquelas onde regras nos norteiam, sejam regras pessoas ou das instituições onde estamos estudando. O conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembleia ou corporação; a boa ordem resultante da observância desses regulamentos.

Submissão ou respeito a um regulamento. Cada uma das matérias ensinadas nas escolas.

Sem falar na disciplina do dia a dia, hora de ler, a hora de apresentar trabalhos, a hora que a instituição exige um pouco mais de você, e você por ser uma pessoa disciplinada consegue cumprir todos os afazeres, assim como cumprir horários de aula e entrega de materiais exigidos pelos professores, pelo menos é isso que se espera quem se utiliza de um dos sentidos da educação cristã.

Ao invés de fazer uma montanha de coisas em um dia e passar o dia seguinte à toa, divida as tarefas em uma rotina que contemple tudo que você tem a fazer. Se for um trabalho que vá demandar muito tempo, como arrumar um armário, divida para 4 ou 5 dias, contanto que não interfira nos seus estudos.

Rotinas criam hábitos saudáveis à sua disciplina para estudar. Estudar a Bíblia também requer uma rotina.

Para não ter que voltar atrás em alguma decisão que tomou em benefício da sua disciplina para estudar, conte “para todo mundo” o que você se comprometeu a fazer. Se você decidiu ler a Bíblia toda em um ano, conte a todos, se você se comprometeu a fazer um curso on line, conte a todos, se você se comprometeu a memorizar várias passagens bíblicas, conte a todos…

“Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.”

Provérbios 23:12

O quarto sentido: objetivo.

O quarto sentido da educação cristã são os objetivos. Se você possui um objetivo na vida, você deve cumpri-lo. Objetivo na educação cristã nada mais é o que se quer alcançar, o que move as pessoas a agirem ou a tomar alguma decisão. Algumas pessoas decidem em um determinado momento da vida a ter mais conhecimento bíblico, para que os efeitos do mundo espiritual se façam presentes em sua vida.

Se o objetivo é ir a escola bíblica, se é fazer um curso livre em teologia ou até mesmo um bacharelado em Teologia, não tarda em cumprir. Para realizar alguns objetivos às vezes é necessário abrir mão de muita coisa. Elabore projetos e estabeleça objetivo referente a se aprimorar pessoalmente diante das Escrituras Sagradas.

Ao estabelecer objetivos e tarefas de estudo, a coisa mais importante a fazer é ser honesto e realista contigo mesmo, pensando no tempo e respeitando a sua capacidade diária de estudos.

Quando tiver os teus objetivos de estudo definidos e desenhado as tuas tarefas de estudo, certifique-se de que incluiu tempo livre para relaxar e para a vida social. Não esqueça de manter os teus objetivos de estudo um pouco flexíveis para garantir que, por exemplo, se perder um dia de estudo porque estás doente, poderá recuperar esse tempo de estudo perdido outro dia.

Os benefícios de estabelecer tarefas e objetivos de estudo são numerosos. O teu tempo de estudo imediatamente se torna mais produtivo, você sabe exatamente o que deve estudar, quando deveria estudar e quanto tempo te levará para aprender e compreender.

Com isso os resultados são atingidos rapidamente.  O seu tempo torna-se mais produtivo e o seu estudo é de melhor qualidade, você só tem a ganhar. Além de objetivos psicológicos de planejamentos.

“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.”

Provérbios 21:5

O quinto sentido: conquistas.

Poderia aqui elencar mais inúmeros sentidos da educação cristã, mais ficaremos nestes cinco mesmos, e para finalizar falaremos sobre o último e quinto sentido, as conquistas.

O que todo ser humano procura é conquistar algo. Conquistar significa conseguir agarrar, ter em mãos aquilo que desejas. Se o desejo é se aprofundar através de mais conhecimento da parte de Deus! Então agarre com todas as forças e cumpra em sua vida tudo aquilo que deseja conquistar.

Certa vez ouvi um pastor amigo meu dizer “eu não quero ser um pastor, por ser um pastor, eu quero ser o pastor”. Percebe-se que a determinação, perseverança, a disciplina e os objetivos o levaram para o quinto sentido, as conquistas, e hoje ele realmente é “o” pastor.

Então não seja mais um na multidão, aplique-se e conquiste.

Gostou do artigo?

Quer receber estudos Vips primeiro que todo mundo? Preencha o campo abaixo e seja um Multiplicador de Conhecimento.

 

Referências Bibliográficas.

– BRASIL. Ministério da Educação/1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

– CPB Educacional.

– GOCONQR.

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me