Qual a importância do panorama bíblico?

Todo conhecimento bem aplicado deve ser desenvolvido através das atividades objetivas, seja qual for à ciência. Não é de hoje que aplicamos o conhecimento nos fatos e atos que envolvem a aplicabilidade. No praticar da Bíblia é a mesma coisa. Obtemos conhecimento para na hora da aplicação utilizar da forma correta. Mas o que nós vemos é um emaranhado de aplicação sem conhecimento. Complicado entender? Não diria que é tanto assim.

Muitas pessoas que manuseiam a palavra de Deus sabem muito da aplicabilidade objetiva de “chavões”, todos sabem na hora de um trabalho prático missiológico dizer “Jesus te ama”.

Será que nos dias de hoje, com tanta informação e tecnologia a passos largos, as pessoas se contentam em uma boa conversa apenas ouvir “Jesus te ama”, ou eles querem saber mais sobre o senhorio e a salvação que temos por herança? Ai é que mora o problema, a falta de leitura bíblica travam as pessoas nessa hora.

A falta de conhecimento de alguns fatos e acontecimentos bíblicos fazem as pessoas dizerem “Ah! Eu não sei fazer visita”, “Ah! Eu não sei pregar”, “Ah! Eu não sei falar sobre a Bíblia”.

As pessoas acabam “enterrando” seus dons e ministérios por não conhecer as Escrituras Sagradas. Então entra a importância do panorama bíblico.

Recordo-me que a muitos anos atrás, na escola bíblia da igreja que congregava a matéria que se aprendia lá na escola era Panorama da Bíblia. O que adianta fazer missiologia se não conhecemos o Senhor de todo esse projeto? Se não conseguimos entender cronologicamente onde se enquadram os fatos? Pode alguém perguntar, “Mas isso nos dias de hoje é importante?”. Eu responderia com todo prazer em alto e bom som, SIMMMMMMM.

Sei que a população brasileira não gosta de ler, não estou dizendo apenas da ciência teológica, estou falando em geral. Segundo uma pesquisa apresentada 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura, entre os que compraram livros em geral por vontade própria, 16% preferiram o impresso e 1% o e-book, 74% da população não comprou nenhum livro nos últimos três meses. Um dado alarmante: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro Mas o mais incrível disso tudo é que a mesma pesquisa diz que a Bíblia é o livro mais lido em qualquer nível de escolaridade.

Segunda a pesquisa O livro religioso, a Bíblia Sagrada, aparece em todas as listas: últimos livros lidos, livros mais marcantes.

A única saída é buscar conhecimento.

Ao nos depararmos com alguém que diz ter lido a Bíblia e perguntarmos alguns pontos sobre Você saberia descrever os fatos principais da Bíblia? Você compreende os fatos centrais da Bíblia?

Na maioria das vezes essa pessoa diria não sei relatar tais questões, e para resolver isso, basta ter um bom livro sobre o panorama da Bíblia.

O que pode nos ajudar nos estudos o panorama bíblico? O Panorama Bíblico é uma forma de ver a Bíblia de modo geral através dos acontecimentos mais importantes nela relatados. Os livros da Bíblia norteiam estes acontecimentos e se baseiam neles. Ao invés de dividirmos a Bíblia em livros, no panorama bíblico se estuda pelos fatos mais importantes tentando colocá-los em ordem.

Realmente para todo aquele que pretender entender a Bíblia e não ficar refém de chavões bíblicos necessita ler e ter um bom libro sobre Panorama Bíblico.

Desde já quero deixar aqui uma indicação de um bom livro sobre o Panorama Bíblico, incluindo inclusive os livros apócrifos.

Quer receber estudos Vips primeiro que todo mundo? Preencha o campo abaixo e seja um Multiplicador de Conhecimento.

Deixe aqui seu comentário

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me
15 Compart.
Compartilhar15
Twittar
Compartilhar
+1