Sermão do Monte: Os valores Essenciais do Reino de Deus

sermao do monte A. O Sermão da Monte de Jesus é a "constituição do Reino de Deus". É um teste decisivo para medir desenvolvimento espiritual e impacto ministerial. Nós medimos o nosso impacto ministerial por quanto as pessoas buscam viver nos valores do Sermão do Monte e não pelo tamanho do nosso ministério. Estes valores são os temas que devemos enfatizar mais nos nossos ministérios.

B. Hoje, muitos ministérios estão desanimados por causa da sensação de insucesso no ministério quando julgado pelo tamanho do próprio ministério. Nós precisamos abraçar os padrões que Deus estabeleceu para avaliar o nosso sucesso.

 

C. O chamado fundamental do Sermão do Monte e a definição de Jesus da perfeição (ser “completo em obediência”) é viver as 8 bem-aventuranças (Mateus 5:3-12), enquanto buscamos uma completa obediência (obediência a 100%) (Mt 5:48; 6:22). Este é o principal chamado da nossa vida. Não podemos focar em caminhar e viver o Sermão do Monte sem se estar familiarizado com ele. As 8 bem-aventuranças não fazem sentido separados do contexto de se buscar ser completo na obediência.

D. As bem-aventuranças são como 8 belas flores no “jardim do nosso coração" que Deus quer que floresçam por completo. Elas definem amor, piedade e maturidade espiritual que agrada a Deus. Descrevem o estilo de vida que é a realidade central do Reino de Deus.

E. Estas 8 flores precisam ser cuidadosamente e continuamente cultivadas, à medida que “arrancamos as ervas daninhas do nosso jardim" ao resistir as 6 influências negativas (toxinas / venenos) relacionadas com as nossas concupiscências naturais (Mt 5:21-48), e à medida que “regamos o nosso jardim" ao buscar os 5 nutrientes positivos (oração, jejum, dar, servir e abençoar os inimigos; Mt 6:1-18) que nos posicionam corretamente para receber uma maior concessão da graça de Deus.

F. Mateus 5-7 descreve o processo que permite as 8 bem-aventuranças alcançar maturidade. Nesta passagem, Jesus não está repreendendo Seu povo, mas ajudando-os, dando-lhes conhecimento que produz liberdade ao nosso coração. Ele não tinha intenção de dar um ensino abrangente sobre o caminho para a liberdade. Mas concentrou-se na necessidade de tomada de decisões qualitativas que resistem as concupiscências e nutrem o nosso
coração na graça de Deus.

G. Um homem sábio ou prudente constrói a sua “casa” (vida e ministério) sobre a “rocha” que é Jesus de acordo com os ensinamentos do Sermão do Monte.Este estilo de vida é factível para todo cristão e é a única maneira de experimentar o Reino de Deus. Negligenciar este estilo de vida é negligenciar e errar o Reino. 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras (do Sermão do Monte) e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.  E Todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva,
transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. (Mt 7:24-27)

H. Há uma tripla aplicação do vento que vai testar as nossas bases e fundamentos pessoais e ministeriais. Em primeiro lugar, são os ventos que cada ministério experimenta periodicamente ao longo de décadas de ministério. Em segundo lugar, são os ventos escatológicos, no final desta era. Em terceiro lugar, é a avaliação no Tribunal de Cristo (1 Co 3:11-15) que vamos receber da nossa vida individual e a qualidade do nosso ministério. 26 … Ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. 27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. (Hb12:26-27).

I. Por que você quer a unção de Deus para o seu ministério? Qual é seu sonho para o ministério? O que você faria com mais influência? Você

Esboço do Sermão do Monte – Mike Bickle

Cadu
Siga-me

Cadu

Nossos dias são cheios de desafios que, se aproveitados, transformam-se em oportunidades relevantes para obtermos resultados. Tecnólogo, Jurista, Teólogo e SEO do Multiplicador de Conhecimento.
Cadu
Siga-me
0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
+1